domingo, 19 de julho de 2009

BIOGRAFIAS DE CANTADORES


Sebastião Marinho 59, é cantador repentista profissional desde 1968, natural de Solânea, estado da Paraíba. Desde 1988 é o presidente-fundador da Ucran-União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste. É um poeta carismático que encanta seus ouvintes com sua voz serena e os versos brilhantes. (Trechos da matéria feita no final dos anos 80 na revista "Quinta Roda") Essa atividade é, desde os sete anos, a grande paixão da vida de Sebastião Marinho, um paraibano de Solânea, que com seu jeito sereno e sonhador já passou por muitos problemas sem nunca desistir dessa opção; a de viver como um cantador das coisas do nordeste. E para isso ele teve que enfrentar não só as críticas da família, como também as constantes faltas de dinheiro e perspectivas. A família de Sebastião Marinho ainda tentou convencê-lo a procurar uma profissão mais estável e, aos 13 anos, fizeram com que ele fosse cuidar de uma mercearia. Mas sempre que tinha alguma cantoria, ele fechava o estabelecimento e ia desafiar os velhos cantadores. Quando fez dezoito anos, Sebastião achou que já era tempo de "conhecer mundo", e partiu para a cidade onde montou um programa na rádio Difusora de Bananeiras. Residente em São Paulo há muitos anos, preserva a cultura nordestina com muito afeto e aceitação por muitas platéias que se apresenta.


LUZIVAN MATHIAS- 15/08/1971, Paraibana de Cuité. É a única improvisadora profissional que reside em São Paulo, incentivada por Sebastião Marinho, vem se aperfeiçoando no universo da cantoria e hoje é considerada e respeitada no cenário do repentismo. Gravou seu primeiro CD em 2001, com Lucinha Saraiva e prepara o segundo para o ano de 2007, ao lado de Sebastião Marinho. É freqüente participante de festivais de viola em São Paulo, tendo já ganho o 1o lugar em maio 2002. Participante de diversas apresentações temáticas em entidades como Sesc, sesi, prefeituras, escolas, faculdades, empresas, etc.

Andorinha é o nome artístico de José Saturnino dos Santos. É natural de São Bento do Una (PE). Reside em São Paulo desde meados da década de 70. Concorreu em muitos festivais no Nordeste e em São Paulo, sendo 7 vezes campeão. Tem 5 LPs e 3 CDs gravados. Participou, em parceria com Sebastião Marinho, de muitos programas de televisão, como o Viola, Minha Viola, de Inezita Barroso, na rede TV Cultura; do Programa J. Silvestre; de noticiários do SPTV, e do primeiro programa Altas Horas, do apresentador Serginho Groisman, na rede Globo. Participou de um comercial do Governo Federal e de outro das tintas Suvinil e dos calçados Azaléia. Também contracenou no filme Saudade do Futuro, de César Paes e Marie-Clémence, exibido em 2000. É vice presidente da Ucran. Até o final dos anos 80 trabalhou como auxiliar de enfermagem.

Nenhum comentário: