sábado, 13 de fevereiro de 2010

VAVÁ MACHADO E MARCOLINO SAIBA COMO SURGIU A DUPLA






Como surgiu a dupla de toadeiros Vavá Machado e Marcelino:

Muito já se falou a respeito da originalidade dos nomes das duplas

De músicas sertanejas, bem como da casualidade com que são formadas.

E os “BRIDÕES DE OURO” não fugirão á regra .

O encontro entre Vavá Machado e Marcelino deu-se na cidade Pernambucana de Garanhuns, quando Vavá machado estava servindo o exército . Durante uma exposição de gado, ambos encontraram – se e passaram e cantar juntos, pois a voz de Marcelino era aquela que Vavá Machado sempre procurara para interpretar suas músicas.

O nome da dupla também surgiu por acaso , pois Vavá e Marcelino passaram a se apresentar em diversos locais e ainda não tinha escolhido um nome.

Até que um dia , na Rádio Difusora Jornal do Comércio de Garanhuns, o apresentador Jota Soares batizou de “BRIDÕES DE OURO” .

Neste dia, uma infinidade de duplas apresentaram – se no programa, sempre cantando toadas nordestinas e vaquejadas .

E Jota Soares, que já os conhecia, resolveu deixá-los para o final do programa, fazendo com dessem um “breque” (bridão) nas outras duplas. porque talento era o que não lhes faltavam, sem dúvidas , conseguiriam fazer com que as participações fossem esquecidas depois daquela apresentação. E ele estava serto.

Hoje , os “BRIDÕES DE OURO” são conhecidos em todo o país, e seu canto é imitado em toda região do norte .

Suas músicas relatos de experiência vividas ou presenciadas , com toda aquela simplicidade tão comum á gente nordestina. A melodia, traz toda aquela tristeza e sentimentalidade que já faz parte do folclore nordestino.

Agora, os “BRIDÕES DE OURO” estão seu 5º disco, intitulado “Vamos á Vaquejada,” sendo que esse é o primeiro lançado pela dupla pelo o selo Chantecler, que recentemente abrigou todas as duplas sertanejas de sua cor-irmã Continental. Em selo Continental os “BRIDÕES DE OURO” gravaram “Aboios e toadas”, “Isto é festa de Vaqueiro”, “Campeões da Vaquejada” e “O Acordar do sertanejo.”

ROSE GUIRRO.

MATÉRIA EXTRAIDA DO QUINTO LP DA DUPLA QUE FOI LANÇADO EM FEVEREIRO DE 1980


Um comentário:

LIMA disse...

BOM MUITO BOM ESSA DUPLA