domingo, 6 de março de 2011

ALCIMAR MONTEIRO BIOGRAFIA

 
























         








Postado por Ivan Maurício em 18/11/2007 18:40

ALCYMAR MONTEIRO (1)

Começou a cantar aos 5 anos, posteriormente passou pelos programas de calouros, bandas de bailes. Quinto filho de uma família de 9 irmãos, oriunda da região do Cariri, Sul do Ceará. Formação musical toda ela voltada para o folclore e a tradicionalidade. Neto de violeiro, sobrinho de sanfoneiro, famílai originária de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Fez teatro, estudou música no conservatório Alberto Neopomuceno em Fortaleza. Cursou o 3º ano de letras na (U.V.A) Universidade do Vale do Acaraú–CE e concluiu seu curso superior na universidade da Vida.

Tem 40 trabalhos lançados, 4 no exterior. Europa, Japão e U.S.A


Pesquisador e estudioso das variedades rítmicas e folclóricas do nordeste do Brasil. Produziu e interpretou a trilha sonora no projeto vaquejadas brasileiras I,II e III circuito. Residindo em Recife/PE desde de 1985, tem três filhos, um Cearense nascido em Fortaleza e dois Pernambucanos, nascido na cidade do Recife, onde tem sua empresa: Ingazeira Discos e Edições Musicais Ltda, que realiza uma produção totalmente voltada para a cultura popular. Compadre e amigo íntimo do Pai do Forró Luiz Gonzaga. Seguidor rítmico da obra de Jackson do Pandeiro, os dois sustentáculos da verdadeira cultura popular, nordestina e brasileira.


Fez Pernambuco a sede de seus projetos, porque acredita que Recife continua sendo a capital cultural do Brasil.


A INTERNACIONALIDADE


Participou do Festival de Montreaux, Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça.


HISTÓRICO


Como Cantor


Já gravou com artistas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Marinês, Tânia Alves, e etc.


Como Autor


Já foi gravado por artista como: Luiz Gonzaga, Fagner, Alceu Valença, Dominguinhos, Sivuca, Jair Rodrigues, Zé Ramalho, Elba Ramalho e etc.


Como Intérprete


Já interpretou autores como: Luiz Gonzaga, Chico Buarque, João Paulo Jr, Fausto Nilo, Caetano Veloso, Lupcínio Rodrigues, Jaubert de Carvalho, Raul Seixas, Zé Dantas, Nando Cordel, Dominguinhos, Humberto Teixeira e etc.


A Internacionalidade


Já se apresentou no Festival de Montreaux, Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça1.


Premiações


Duas vezes indicado ao Prêmio Sharp de Música, ganhou os troféus: Luiz Gonzaga, Rock Beer, Forró Verso e Viola e etc. Co-produziu o Clip “Festa Brasileira”, 3º colocado no festival nordestino de clip em Pernambuco. Indicado ao Prêmio TIM de Música em três categorias, melhor disco, melhor cantor e melhor música, todas pelo álbum "Meu forró é meu canto".


Criou e interpretou a trilha sonora das vaquejadas brasileiras, hoje o segundo maior evento desportivo cultural do Brasil, projeto que levou a se apresentar no programa de Jô Soares, sendo reprisado em rede nacional de televisão.


DISCOGRAFIA


Tem 40 trabalhos lançados, 4 no exterior. Europa, Japão e U. S. A, 4 cd´s de carnaval, O mais recente trabalho tem como título: “O VERDADEIRO FORRÓ” porque o mundo é um grande forró. A música nordestina é o principal ingrediente desta festa que tem o sabor de nossa cultura.


A discografia de Alcymar Monteiro é um passeio pela infinidade rítmica, poeta e melódica do universo nordestino tendo como base principal a cultura brasileira que é bela intensa e diversificada.


“Alcymar Monteiro o verdadeiro Rei do Forró”


















         












Postar um comentário