domingo, 2 de junho de 2013

SÃO JOÃO ACENDA À FOGUEIRA!!!

São João, São João, acende a fogueira…

A festa de São João é celebrada dia 24 de junho, no solstício de verão na Europa.
É, na devoção cristã, a celebração do dia do nascimento de São João Batista.
É um dia cheio de tradições passadas de geração em geração e que no Brasil ganhou um destaque especial, estando entre uma das mais celebradas datas do calendário, religioso e cultural do país. Esta cultura foi trazida pelos portugueses que também comemoram este dia da mesma forma que brasileiros.
Festa de São João - Porto - Portugal commons wikipédia
Uma festa que na cidade do Porto eBraga em Portugal tem a mesma característica das Festas de São João celebradas no nordeste brasileiro, sendo que nestas cidades a festa se estende pela noite em verdadeiras "quadrilhas urbanas"
Em quase todas as cidades, existirão celebrações com fogueiras e fogos, danças e festas com barracas e comidas tipicas.
Conta a tradição que as fogueiras, uma marca registrada em todo o mundo onde se celebra este dia, teria sido a maneira como Isabel avisou Maria do nascimento de seu filho João Batista e assim, as festas populares incorporaram as fogueiras como símbolo desta festa.
A festa de São João tem grandes relevos pagãos e incorporou velhos rituais de festas pela Europa ainda não cristianizada na Idade Média. Celtas e nórdicos celebravam esta data antes da conversão ao Cristianismo.
No nordeste brasileiro existe uma grande disputa de cidades pelo título de "Maior São João do Mundo", uma disputa que pode levar até uma semana de festas para deter este título.
Um dos pontos altos desta festa esta relacionado a dança. A famosa quadrilha (quadrille) vinda da Europa, incorpora hoje muitas expressões teatrais e em algumas cidades chegam a contar mais de 150 grupos disputando títulos e prêmios, Esta é uma das festa populares que é conhecida em todas as famílias, fazendo com que crianças se vistam com trajes típicos da festa para participarem de sua socialização em escolas e grupos familiares.

Quadrilha do Nordeste - Brasil - Foto: Commons wikipédia
Fonte: myheritage.com

Nenhum comentário: