domingo, 10 de agosto de 2014

Apartação de gado

Apartação
A Apartação é um esporte equestre, onde um cavaleiro entra   por trás de um rebanho e o empurra um pouco à frente, as reses começam a voltar e ele tem que ficar com apenas um em sua frente, à partir do momento que fica somente uma rês, o cavaleiro abaixa as mãos e não pode mais mexer nas rédeas, o cavalo começa a brincar com a rês cercando-a e não deixando ela voltar para o rebanho, o mais interessante é que o cavalo faz tudo isso sozinho! É extremamente emocionante, porque apenas quem está montando sabe o que um cavalo de apartação é capaz de fazer na frente de uma rês, os movimentos são muito rápidos, alguns cavalos parecem gatos, é incrível a maneira como pulam e se contorcem rapidamente para não deixar a rês retornar.
Video Prova de Apartação.
Só montando para entender está emoção..
CONCEITOS SOBRE A PROVA
PONTO DE VISTA DO JUIZ
Há muitos fatores para tornar-se um campeão de Apartação. Na pista de provas, a arte de apartar torna-se um teste clássico de inteligência, treinamento, criação e talento.
Para melhor entender esta situação, a prova deve ser analisada do ponto de vista do juiz. Na competição, o cavaleiro e o cavalo tem de trabalhar como se fossem um só, demonstrar o seu conhecimento em lidar com o gado.
A prova tem início quando o competidor ultrapassa a linha de tempo em direção ao rebanho. O cavaleiro aproxima-se com calma, quieto, mas sem hesitação. Ele tem apenas dois minutos e meio para completar o seu trabalho.
A PROVA
A apartação é como patinação no gelo ou ballet. É julgada por uma equipe de experts que analisa a performance de cada competidor e dá uma nota de acordo com o trabalho desenvolvido. Cada juiz apresenta uma nota, entre 60 e 80 pontos.
SEPARANDO O BOI
Ao entrar no rebanho, o cavalo e o cavaleiro tem de se concentrar e separar uma só rês, sem atrapalhar as demais. A performance do cavalo depende muito do comportamento do boi que foi separado, por isso essa escolha é muito importante. O boi escolhido não pode ser trocado por outro sem uma penalidade de 5 pontos.
Quando o boi está separado do lote, aí então começa o grande desafio.
AS RÉDEAS SOLTAS
Quando o boi está separado no centro da pista, o cavaleiro é obrigado a soltar as rédeas para que o cavalo tenha liberdade, e demonstre toda sua habilidade e inteligência para controlar o boi, com velocidade e equilíbrio. O cavalo mostra, assim, a sua performance ao público e aos juízes.
O cavalo desafia o boi, movimento por movimento, para evitar que este volte ao rebanho. Um verdadeiro campeão é treinado para reagir aos movimentos do boi, sem precisar da ajuda do cavaleiro. Cada vez que este usar as rédeas, ou dar qualquer outro sinal, a penalidade de 01 (um) ponto será aplicada.
DESLIGAR O BOI
Mesmo que o tempo da prova seja suficiente para trabalhar duas ou três reses, o tempo gasto com cada uma é determinado pelo cavaleiro. Ele pode desligar do boi, sem penalidade, quando este estiver parado ou de costas, indo embora do rebanho. A parada, ou perca de boi, em qualquer circunstância sofrerá uma penalidade de 3 pontos..
A NOTA FINAL
As provas são julgadas por um, dois, três ou cinco juizes, e são analisadas basicamente, de acordo com os seguintes critérios:
1) O desafio feito pelos bois apartados;
2) as reações instintivas do cavalo;
3) Erros cometidos pelo cavalo ou cavaleiro durante a demonstração.
Cada juiz entrega sua nota no término de cada prova. Somando-se as notas, obtém-se a nota final
CAVALO DE APARTAÇÃO - O CAVALO MAIS VERSÁTIL
O cavalo de apartação é, dentre os cavalo da linhagem de trabalho, o mais procurado e consequentemente o mais valorizado, por ser o mais versátil.
O cavalo de apartação tem tudo o que um cavalo de rédeas, western pleasure, laço, baliza, tambor, team penning e vaquejada precisa, habilidade, inteligência, vontade, disposição para o treinamento e algo a mais que o diferencia dos demais cavalos : o cow sense (senso para gado).
De um cavalo de apartação poderá surgir um futuro campeão nas mais diversas modalidades de trabalho. E o inverso não ocorrerá. Pelo menos até hoje não aconteceu!
As estatísticas não negam . Os melhores cavalos de rédeas dos EUA, reprodutores e competidores, são todos animais com linhagem de apartação . Os maiores reprodutores de rédeas são HOLLYWOOD JAC 86, JOE CODY e GREAT PINE que são filhos e/ou netos de cavalos de apartação. Se você abrir a Reiner (revista da NRHA) você verá mais cavalos de apartação ainda : TODAYSMYLUCKDAY, LEAN WITH ME, LENAS WRIGHT ON, SMART CHIC OLENA, TARIS CATALYST, GENUINE DOC, SHINING SPARK, etc.., Campeões NRHA Futurity, Mundial e/ou produtores.
No Brasil não é diferente. O maior reprodutor de cavalos de rédeas é DOC’S GAMAY, seguido de SAN JAY, ambos cavalos de apartação. Os seus filhos, DOC SAFARI e JAY APOLO BARS, hoje são os reprodutores que vem despontando como excelentes produtores de campeões de Rédeas.
O Campeão Mundial de Rédeas, DOG PATCH DOC, que também é produtor de Campeões de Rédeas, é filho de DOC LYNX, um dos mais importantes cavalos de apartação do EUA.
O cavalo que mais ganhou dinheiro no ano de 1997, na Rédeas, é CACTUS LENA, de Américo Santos Ribeiro Neto, que é filho de MAN O’LENA, outro garanhão de apartação.
Nos melhores haras de animais de Rédeas, como por exemplo, o Haras Sacramento, de Jefferson Abbud, a maioria de suas matrizes são Campeãs de Apartação e/ou produtoras. Aliás, o seu primeiro garanhão foi PEPPY LEE SAN, campeão de apartação nos EUA..
O maior reprodutor de Western Pleasure dos EUA é ZIPPO PINE BAR, um neto de Poco Pine. DOC HOTRODDER e DOC’S PRESCRIPTION, campeões de apartação, foram dois grandes reprodutores de inúmeros campeões de western pleasure e apartação.
Segundo as estatísticas da ABQM o reprodutor nº 1 de trabalho é SHADY LEO,pois tem gerado inúmeros campeões de baliza, tambor, rédeas e apartação, e foi Campeão Potro do Futuro de Rédeas e Res. Campeão de Apartação, sendo filho do Campeão Nacional de Apartação SHADY APOLO BARS.
Folheando as Revistas do QM, os Campeões de Laço cada dia mais tem sangue dos cavalos de apartação.
Valeu boi! Os animais

Fonte:http://www.ositeoficialdocavalo.com.br/

Nenhum comentário: