quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

ARTISTAS POPULARES DO NORDESTE

Artistas populares nordestinos vão participar do VII Festival de Violeiros Repentistas, que acontece às 17 horas deste sábado, 22, na praça dos mercados Antônio Franco e Thales Ferraz. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e tem como objetivo incentivar e preservar a arte do repente.


O repente é o verso feito instantaneamente, na agilidade mental do repentista, também é conhecido como improviso. Fazer repente é a arte de falar elaborando idéias, dentro de métrica e rimas rigorosas. O repentista canta numerosos gêneros e variados temas, desde louvações à natureza, à mulher, à ciência e até as críticas sociais e políticas.
De acordo com o pesquisador musical e assessor cultural da SEC, Paulo Correa, os repentes são apresentados sempre por dois violeiros, alternadamente, e as alternâncias também seguem normas. O cantar dos violeiros requer, além da prodigiosa memória e agilidade mental, uma interação harmoniosa do violeiro com o parceiro, numa evolução com o tema e a comunicação com a platéia.
Nesta dinâmica, temas podem ser sugeridos pela platéia para que o violeiro improvise. "Isto é o 'mote', que pode ter de um a quatro versos, com sete ou dez sílabas que o repentista utiliza para completar a décima por ele improvisada e, além do mais, dentro de regras rigorosas. Assim, o mote de uma ou de duas linhas deve constituir o final da estância; o de três ou quatro poderá ser posto pelo repentista no final da estrofe ou diluído de várias formas", explicou Paulo Correa.
Programação
Duplas Concorrentes:
1 - João Lourenço (Caruaru/PE) x Raulino Silva (Caruaru/PE)
2 - Rogério Meneses (Caruaru/PE) x Hipólito Moura (Caruaru/PE)
3 - Gilberto Alves (Delmiro Gouveia/AL) x Zenilde Batista (Santana do Ipanema/AL)
4 - João Bezerra (Canindé do São Francisco/SE) x Galego da Viola (Simão Dias/SE)
5 - Vem Vem do Nordeste (Canindé do São Francisco/SE) x Jurandir (Barra dos Coqueiros/SE)
Declamador

Nenhum comentário: