quarta-feira, 9 de setembro de 2009

VAVÁ MACAHADO E MARCOLINO OS BRIDÕES DE OURO (NÃO POSSO MAIS SER VAQUEIRO)

No tempo que eu era moço montava cavalo em osso da sela até o pescoço era uma coisa só derrubava atravessado laçava de qualquer lado dava queda em boi rasado que as pernas dava nó só gostava de carreira onde quebrava

A madeira no mourão na capoeira era moleza de mais.

Hoje tudo diferente canção velho e doente onde tem um boi valente nem com reza eu pego mais fui ligeiro como um gato e nunca quebrei um trato sendo pra correr no mato eu era o mais animado.

Hoje triste onde habito vendo o couro num cambito não pego mais um cabrito nem que esteja amarrado vendo meu gibão mofado em um gancho pendurado à sela pra outro lado guarda - peito e cortadeira a cordas xincho eu nem falo meu retrato e do cavalo na minha ultima carreira.

Em qualquer luta com o gado eu sempre fui afamado um tirador consagrado de leite na região hoje só tenho a vontade os nervos pela metade com o peso da idade o caneco cai da mão.

Se uma reiz adoecia até purgante eu fazia que de longe conhecia se era veneno ou rama hoje mais nada eu faço vistas curtas com cansaço sentindo a dor de espinhaço sem puder sair da cama me despeço dos vaqueiros colegas e companheiros fazendeiros boiadeiros e de quem ganhei troféus.

Choro igualmente uma criança morreu a minha esperança mais conservo na lembrança luva perneira e chapéu adeus bonitas campinas chapadas serras e colinas bebedouros e salinas mourões currais tabuleiros.

Estou sendo positivo estou vivo mais não vivo a velhice e um motivo não posso mais ser vaqueiro

AUTORES VAVÁ MACAHDO E MARCOLINO

3 comentários:

Unknown disse...

MEU NOME É ERIVALDO ALVES DA SILVA.
TENHO 27 ANOS, SOU DE FLORIANO - PI, MORO EM GOIÂNIA - GO.
FAÇO POESIAS E PARTICIPO DE UM SITE: http://sitedepoesias.com.br/home

TENHO MEU PROPRIO SITE: http://sites.google.com/site/erivaldocombr/

E UM BLOG:http://felicidadespravoce.blogspot.com/

GOSTEI MUITO DO SEU BLOG DE DIVULGAÇÃO. ENTÃO VIM PEDI - LO PRA QUE AJUDE - ME NA DIVULGAÇÃO DO MEU TRABALHO.
FICAREI MUITO GRATO.

UM SUPER ABRAÇO.

CONTATOS:
erivaldoalves1982@hotmail.com
erivaldoartes@hotmail.com

Heleno Alexandre disse...

HELENO ALEXANDRE - BIOGRAFIA
Heleno Alexandre da Silva, 36 anos, brasileiro, casado, nasceu aos 06 (seis) dias do mês de abril de 1973, na fazenda Nossa senhora de Lourdes, município de Sapé, Estado da Paraíba, é poeta repentista, radialista e escritor do Recanto das Letras.
Ainda muito pequeno começou a escutar os poetas cantadores, mas nunca passou por sua cabeça que um dia pudesse se tornar um repentista, o que acabou acontecendo quando já tinha seus 26 anos.
Heleno, já é dono de um currículo invejável dentro do mundo da cantoria. Ele apresenta e canta no “Violas e Violeiros”, da Rádio Sapé-FM há quase 9 anos, programa que vai ao ar todos os sábados das 17 ás 19h00 e as quartas-feiras das 17h00 ás 17h45.
Alexandre também teve longa passagem no extinto programa “Falando de Cultura” da Rádio Araçá-FM de Mari e participou por muitas vezes do programa “De Repente á Viola” da Rádio Tabajara de João Pessoa.
Em 2004 teve uma participação do programa “Cantos e Contos” apresentado por Os Nonatos na TV O Norte (filial da Band), além de ter representado a sua terra natal, em uma das etapas, do V Festival Nordestino de Cantadores realizadas no Recife (praça pública Marco Zero). Em 2007 Heleno esteve representado a terra do poeta Augusto dos Anjos no III Festival Nacional de Viola e Poesia, realizado em Juazeiro do Norte-CE, onde fez uma participação ao lado do respeitadíssimo cantador Francinaldo Oliveira de Serra Talhada-PE. Em 2008, foi a vez de participar do IV Festival Nacional, também realizado em Juazeiro, dessa feita fez dupla com Sílvio Granjeiro, um dos maiores poetas repentistas do Brasil. Ainda no mesmo ano no dia 07 de setembro, esteve na TV Diário de Fortaleza, no programa ao “Som da Viola”, ao lado do poeta Jorge Macedo de Limoeiro do Norte
O poeta também se apresenta em Escolas Pública, Faculdade, e Instituições Carentes, sendo nas instituições, voluntariamente.
Para saber mais sobre esse guerreiro, esse humilde e grande poeta popular, basta pesquisar na página do GOOGLE (www.google.com.br), procurando “Heleno Alexandre poeta de Sapé”. Você irá saber muito mais sobre seu currículo artístico. E veja também seus vídeos no youtube.
Ele é inscrito na Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos, sob nº 0282, com sede em Campina Grande, além de ser Diretor de Programação da Rádio Sapé-FM e segundo Tesoureiro da AASES (Associação dos Artistas sapeenses). Gravou seu primeiro CD “ Estrelas do Repentes” pela Pindorama Record, ao lado do poeta Severino Elizeu e brevemente está lançando seu primeiro livro: “DE REPENTE... 10 ANOS”.
Com mais de 200 Textos publicados no Recanto das Letras, Heleno se tornou um escritor bastante admirado por todo Brasil. Seus trabalhos já foram lidos por mais de 8.300 pessoas e comentados por quase Seiscentos leitores.
Orgulho de ser sapeense e representar o berço de Augusto dos Anjos, um dos maiores poetas do século XX, na história da Literatura Brasileira.

CONTATOS:
End. Rua Domingos Augusto Meireles, 46 Centro Sapé-PB CEP 58.340-000
Fones: (083) 3283-1249 / 8834-5675 / 9601-6920
E-mails: helenoalexandre@bol.com.br e heleno_copasapepb@hotmail.com

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS POÉTICAS:
Oliveira de Panelas, Daudeth Bandeira, Severino Feitosa e Os Nonatos (João Pessoa); Ivanildo Vila Nova e Hipólito Mouro, (Caruaru); Antonio Lisboa, Edmilson Ferreira e Allan Sales (Recife); Geraldo Amâncio (Fortaleza) e Sílvio Granjeiro (Juazeiro do Norte)

Gabriel Pereira disse...

Parabéns toada muito boa marcou minha infância