quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA POETA


SONETO A FAMÍLIA

AUTOR: ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA

A FAMILIA ALVES DE OLIVEIRA

TEM O NOSSO BRASIL POR NATURAL;

MÁS, APESAR DE SER TÃO BRASILEIRA;

SUA ORIGEM É LÁ DE PORTUGAL


É FAMÍLIA TÃO MEIGA E GENIAL

ZELADORA DO NOME E TÃO CORDEIRA;

TÃO SIMPÁTICA AO MUNDO CULTURAL;

QUE NÃO REJEITA UM CORDEL DESSES DE FEIRA

NA FAMÍLIA SE APÓIA QUALQUER DOTE

O POLÍTICO, O POETA , O SACERDOTE

TUDO TEM ENVOLVIDO NESSA CLÃ

COMO O VATE DELIRA NA POESIA

ELA VIVE SONHANDO NOITE E DIA

COM O ABRIR DA CORTINA DO AMANHÃ.

      FIM

ALVES DE OLIVEIRA NÃO É SÓ

SOBRENOME DO CLÃ FAMILIAR;

EM JUCÁS LA NA FAZENDA CIPÓ;

A FAMÍLIA FOI MUITO POPULAR

UM AÇUDE SE ERGUEU NÊSSE LUGAR

COM A FORÇA DE ESCRAVO, QUE DEU DÓ;

ASSISTINDO UM PARENTE ME CONTAR;

ONDE ANTES MOROU VÔVÔ E VÓ

DE PICARÊTA, DE PÁ CARRO DE MÃO

E UMA TROPA DE JEGUE DO SERTÃO

TRANSPORTANDO A TERRA, BARRO, AREIA

E EU DIZENDO AO PARENTE, EU ACREDITO

HOJE EU VENDO O AÇUDE ACHO BONITO

MÁS OUVINDO A HISTÓRIA É COISA FEIA.

FIM

      I



ALVES É UMA FORMA PURA E NOVA

PARA A GRAFIA ÁLVARES COM CERTEZA

QUE POSSUI A ORÍGEM PORTUGUESA

APELIDO SURGIDO À TODA PROVA

COMO UM TRONCO COMUM QUE SE RENOVA

DEMONSTRANDO P´RA O MUNDO OS SEUS VALÔRES

DESCENDENTE DO PORTO E DOS AÇÔRES

DE AZURARA, VALHELAS E BELMONTE

COMO ÁLVARES CABRAL A GRANDE FONTE

DE FAMÍLIA DE BONS NAVEGADORES;

      II



OLIVEIRA SUA DESIGNAÇÃO

FOI TIRADO DO PAÇO DE OLIVEIRA

LÁ DE SANTA MARIA VERDADEIRA

FREGUESIA POR DONOMINAÇÃO

DO ARCEBISPO DE BRAGA E SEU IRMÃO

FOI A LINDA FAMÍLIA DESCENDENTE

QUE DA QUAL EU SOU MEMBRO ATUALMENTE

COMO JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA

A CANETA DE OURO E PIONEIRA

QUE ESCREVEU NOSSO POVO E NOSSA GENTE.

AUTOR: ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA

REPENTISTA E POETA POPULAR.

Postar um comentário