domingo, 1 de novembro de 2009

OS NONATOS A DUPLA

Nonato Neto Nonato Costa

Diversidade musical, repertório bem elaborado e romantismo. Este é o tripé responsável por imprimir o estilo singular presente nas composições da dupla Os Nonatos.

Poetas incontestáveis, Nonato Neto, paraibano de Cachoeira dos Índios, e Nonato Costa, cearense de Santana do Acaraú, ao contrário do que se pensa, de parentesco têm apenas muitas afinidades e "simultaneidades" como bendiz o padrinho e comunicador Wilson Maux. “São Carne e Unha, apesar de Campos Opostos, presos a bases distintas, bem sedimentadas. Um é o contraponto do outro. Juntos, são imbatíveis. Completos”.

Recentemente lançados no mercado das canções românticas, eles têm atraído uma legião de jovens seduzidos pela força mágica de canções inéditas. A Dupla tem investido em nova roupagem dos shows, acompanhados por banda própria. Nessa linha, onde o requinte das composições e o recorte intimista dão o tom, a versatilidade e identidade poética da dupla é o grande diferencial.

Consagrados pela crítica nacional, suas canções estão na boca do povo. Eles têm atraído um público diverso, são pessoas humildes do campo: o vaqueiro, o humorista, o artista, o internauta. O público mais variado curte Os Nonatos. Eles conseguiram trazer para a mesma sala os pais e os filhos, velhos e moços. Sua musicalidade atinge a todos, ao intelectual e ao homem simples. Sua sensibilidade não tem limites, por isso penetra nas diversas classes sociais e nos diversos ambientes culturais.

Em carta, enviada à Dupla, o ator Jackson Antunes anuncia o lançamento do seu novo CD “CantaDor de Amores” no qual, todas as 13 faixas são composições assinadas por Nonato Neto e Nonato Costa. O ator escreve: “Os Nonatos além de sinônimo de qualidade, virou uma grife. Eu os procurei, para falar da minha admiração, do fã convicto que sou da dupla, que considero como Roberto e Erasmo, no campo das canções românticas, e que nos levam a sublimes sensações...”

De Chico Anísio a Sérgio Reis, de Tom Cavalcante a Shaolin a opinião é a mesma: “Os Nonatos são geniais”. “Os Nonatos, são o que há de melhor”. Da mesma opinião compartilhou Oscar Niemeyer, o ator Mateus Nachtergaele, Sérgio Reis, entre outros.

Além de Jackson Antunes, Flávio José, Vicente Nery, Sirano e Sirino, Amazan, Tom Oliveira, Valdonys e mais de 35 bandas já interpretaram Os Nonatos, a exemplo de Mastruz com Leite, Cheiro de Menina, Aviões do Forró, Solteirões, Caviar com Rapadura, Saia Rodada, Cavalheiros do Forró, Garota Safada, Forró do Muído. Só este ano, entre as músicas mais tocadas que "estouraram" nas paradas de sucesso estão: “Sem céu e sem chão”, “Um nós por dois eus”, “Encontrei em você”, “Mudar pra que?”, entre outras.

Com o novo show repaginado "na agulha", quinze CD's gravados e várias canções no mercado, Os Nonatos vão conquistando outros espaços em sua trajetória musical, sempre conscientes de suas raízes e da transparência que brota de suas canções. Assim, seguem traçando sua caminhada, com muita propriedade, muita seriedade e, acima de tudo, com muito respeito pelo público que os acompanha.

E por falar em público, a dupla é acompanhada de perto por cerca de 2 milhões de telespectadores na Paraíba, através do Programa Cantos&Contos. O programa atrai cerca de mil pessoas nas gravações e vai ao ar todo domingo, às 10h, na TV Tambaú, afiliada SBT, em João Pessoa. Trata-se de um espaço que divulga a cultura regional, trazendo artistas de todo Nordeste.

Novo sucesso - "Jogado às traças” é o novo sucesso da dupla. A trama da canção é mais uma das situações amorosas tão decantadas pelos Nonatos. Até então, histórias normais do cotidiano traduzidas em forma de canção. No entanto, os trocadilhos bem elaborados confirmam o diferencial dos compositores na arte que imprimem em seus versos. A seguinte estrofe: "estou fora do mundo, desde que soube que seu mundo não me cabe, nada é pior do que saber que você sabe que estou jogado às traças", ilustra bem essa singularidade dos Nonatos.

O fato é que, mesmo antes de ser gravada, "Jogado às traças" já promete ser mais um dos grandes sucessos assinados pela dupla. Finalmente, Os Nonatos representam o grande fenômeno: a projeção do artista feita pela boca do povo. Dessa forma, vão sendo levados de canto a canto, de rádio a rádio, de amigo a amigo, sempre embalados pela simplicidade e força que trazem consigo e por uma nódoa divina de luz que segue a frente, abrindo os caminhos seus. Com vocês! Os Nonatos!

Postar um comentário