sexta-feira, 8 de julho de 2011

SAÚDE E PREVENÇÃO A MELHOR SAÍDA


Fortalecendo as engrenagens do organismo
Edilene Ribeiro
Ser atingido por doenças como infecções, viroses e gripes pode ser sintoma de um sistema imunológico em baixa, principalmente nesta época do ano. É possível dizer que o sistema imunológico de cada um funciona como um verdadeiro exército em batalha, com a missão de proteger o organismo de diversas doenças capazes de desequilibrar essa proteção.
“As nossas células e anticorpos trabalham em conjunto. Como se fossem a engrenagem para criar essa defesa”, explica a imunologista da Unifesp, Beatriz Tavares Costa Carvalho.
Ou seja, uma pessoa com boa defesa no organismo se torna mais resistente a qualquer tipo de infecção, porém não completamente imune. E para que toda essa engrenagem do sistema funcione é preciso alguns cuidados.
“Manter os hábitos saudáveis é fundamental, principalmente nesta época do ano, em que a circulação de vírus é maior”, recomenda o fitoterapeuta André Resende. Isso significa manter a boa alimentação, fazer atividade física, evitar o estresse, não cometer abusos e preservar o bom humor.
Resende diz que problemas psicológicos são responsáveis por deixar o sistema imunológico enfraquecido. “Pessoas deprimidas, tristes, estressadas demais ficam mais vulneráveis à baixa imunidade.”
Soninho gostoso e reparador
Ter boas noites de sono é fundamental para manter o exército de proteção em dia. O sono carrega as energias e proporciona o repouso necessário para as células combatentes.
“Dormir bem é tão importante quanto beber água”, avalia Beatriz.
Infelizmente não há uma maneira de evitar 100% a contaminação por qualquer tipo de bactéria que circule no ar, por isso, é de extrema importância manter as mãos sempre limpas, já que elas são consideradas o principal veículo de transmissão de bactérias.
Proteja-se!

•    Evite lugares fechados, abra portas e janelas durante o dia para ter uma boa ventilação;
•    Não durma em lugares com mofo e troque as roupas de cama com mais freqüência;
•    Lave as mãos com sabão várias vezes ao dia.
MATÉRIA EXTRAÍDA DO JORNAL METRÔ NEWS SP. 

Nenhum comentário: