domingo, 8 de abril de 2012

TURISMO PERNAMBUCANO PRAIA PORTO DE GALINHAS


 Porto de Galinhas


Porto de Galinhas é a visão do paraíso. E não estamos exagerando! Seja para quem vai em grupo ou quem prefere momentos a dois, Porto de Galinhas é a escolha ideal para quem quer ver belezas naturais, muito sol, artesanato e diversão aos montes. E todo mundo concorda: Porto de Galinhas foi selecionada nos últimos nove anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.
 
Porto de Galinhas se localiza no município de Ipojuca, que oferece mais de 18 quilômetros de praias de areia branca e batida com águas transparentes e mornas, repletas de coqueiros e afastadas do burburinho urbano, apesar de sua curta distância: apenas a 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, capital de Pernambuco.
 
São sete praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe. As piscinas naturais são inesquecíveis. Suas águas mornas (média de 28ºC / 90ºF) e cristalinas, transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais.

Se falarmos dos hotéis, aí é que o turista fica mesmo maravilhado. Porto de Galinhas possui uma extensa rede de hotéis de referência internacional e resorts que se equiparam aos melhores do mundo com acomodações tão próximas das praias que, muitas vezes, é possível dormir ao som das ondas do mar. A gastronomia é mais do que diversificada: variando dos frutos do mar à massa italiana ou aos pratos preparados com molhos de frutas e raízes da região.
ENGENHOS
Além de Suape e das praias, Ipojuca possui diversos engenhos que, ao longo da história antes do surgimento das usinas, produziram e exportaram açúcar para a Europa. Esses engenhos compõem hoje um roteiro turístico temático para os interessados na fase da civilização do açúcar, com destaques para as seguintes propriedades:
• Engenho Gaipió que hoje é pólo turístico pelo seu casarão colonial;
• Engenho Massangana onde residiu, na infância, Joaquim Nabuco abolicionista, situado entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca;
• Engenho Crauassu, com a sua atraente cachoeira;
• Engenho Canoas que ainda produz mel e rapadura e onde se realiza a festa de Santo Antônio;
• Engenho Trapiche, berço do famoso Conde da Boa Vista que dá nome à principal avenida do centro do Recife, capital de Pernambuco; e
• Engenho Tabatinga da padroeira Santa Luzia. Aqui ocorreram combates de pernambucanos expulsando holandeses.

LOCALIZE-SE
Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca que se situa ao sul do Recife. Além das praias citadas, Ipojuca possui mais três praias ao sul - Enseadinha, Serrambi e Cacimbas - totalizando 32 km de litoral. É o município com o mais extenso litoral no Estado de Pernambuco.
A população de Ipojuca, segundo o censo do IBGE no ano 2000, foi de 59.281 distribuída em três distritos: Ipojuca-sede (22.200 hab), Nossa. Senhora. do Ó (que inclui Porto de Galinhas e possui 21.391 habitantes) e Camela (15.690 habitantes).

Nos útlimos dez anos, observou-se um grande crescimento populacional, resultado do crescente interesse turístico que o destino despertou no mundo e no Brasil e também do acentuado ritmo de crescimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que se situa no limite norte do município, a cerca de 35 km do Recife. 
 
Fonte: Portal oficial porto de galinhas 
Postar um comentário