terça-feira, 24 de abril de 2012

Veja como reduzir as calorias de delícias da culinária


Para substituir o óleo, a dica é assar as comidas
Foto: Divulgação

 Thaís Sabino

Uma dieta balanceada é composta por carboidratos, vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras e até gordura. O problema é quando a quantidade de lipídios é elevada e causa o sobrepeso e obesidade. De acordo com a engenheira de alimentos da Jasmine Alimentos, Melissa Gomide Carpi, "com a vida corrida, as pessoas precisam de pratos rápidos e mais práticos. Acabamos trocando por qualquer alimentos que seja mais fácil, como salgados prontos, congelados e embutidos", disse ela.
Além disso, o estresse e ansiedade do dia a dia fazem surgir o desejo por comer doces, bolos e tortas de vez em quando. Se não dá para evitar, existe como deixar estas comidas gostosas menos calóricas e mais saudáveis, com a substituição de alguns ingredientes. Um doce pode ter frutas como ingredientes, fibras e farinhas integrais, por exemplo. "O simples ato de substituir alimentos feitos com farinhas refinadas por farinhas integrais já permite um ganho significativo em vitaminas, minerais e fibras e, portanto, deixa a refeição mais saudável", afirmou a professora de Nutrição Gislaine Rozani Bigido Andrade.
Alimentação saudável
Em todas as refeições, segundo Melissa, o ideal é dar preferência por alimentos feitos à base de cereais integrais, com mais fibras. O açúcar contido das frutas é mais saudável do que os doces como sobremesas. O leite integral tem muita gordura saturada e colesterol, portando é melhor substituir pelo desnatado, aconselhou Melissa.
Na hora das guloseimas a dica é a mesma, procure os que contenham ingredientes menos gordurosos e industrializados. Se exagerar, procure equilibrar a alimentação com o restante dos alimentos consumidos. O café da manhã pode ser composto de pães integrais, cereis matinais, leite desnatado, iogurtes, frutas e queijos de baixa caloria. No almoço, a sugestão das profissionais é comer salada, carne, arroz, feijão, legumes e frutas. Já o jantar, se a pessoa não pratica atividades pesadas à noite, deve ser leve, por exemplo, saladas, sopas e lanches naturais.
Confira na galeria de fotos como transformar um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate, um pudim de leite condensado, uma lasanha à bolonhesa e outras delícias da culinária em alimentos mais saudáveis e light. 
Fonte Terra.

Nenhum comentário: