sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BIOGRAFIA DE HUMBERTO TEIXEIRA

Humberto Cavalcanti Teixeira nasceu em Iguatu (CE) no dia 5 de janeiro de 1915, filho de João Euclides Teixeira e de Lucíola Cavalcanti Teixeira.
Formou-se no Rio de Janeiro, em 1944, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Ganhou fama como compositor, sobretudo a partir de 1945, quando, em parceria com Luís Gonzaga, lançou no Rio o baião, ritmo nordestino que teria grande sucesso na década seguinte. Foi diversas vezes diretor e chegou a vice-presidente da União Brasileira de Compositores, sociedade arrecadadora de direitos autorais.
No pleito de outubro de 1954, candidatou-se a deputado federal pelo Ceará na legenda do Partido Social Progressista, mas obteve apenas uma suplência. Ao longo da legislatura 1955-1959, exerceu o mandato em quatro ocasiões. Como deputado federal, obteve a aprovação da chamada Lei Humberto Teixeira, que permitiu a realização de caravanas para a divulgação da música popular brasileira no exterior. Concorreu à reeleição em outubro de 1958, mas não foi bem sucedido.
Entre as cerca de trezentas composições suas gravadas no Brasil e no exterior, destacam-se Asa branca, Kalu, Juazeiro, Maria fulô e Baião de dois.
Faleceu no Rio de Janeiro em 3 de outubro de 1979.
Foi casado com Margarida Maria Police Teixeira.

Fonte: http://cpdoc.fgv.br/

Nenhum comentário: