sábado, 1 de dezembro de 2012

BIOGRAFIA DE JOÃO SILVA

João Silva, compositor e cantor
João Silva
João Leocádio da Silva
16/8/1935 Arcoverde, PE
Compositor.
Aos sete anos de idade começou a tocar pandeiro. Aos nove anos ganhou um concurso com cantor. Aos dez anos apresentou-se no programa no programa Aldemar Paiva na Rádio Clube de Pernambuco tocando acordeom.
Dados Artísticos
Um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960. Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro com uma carta de recomendação de João Calmon. Apresentou-se no programa "Domingueira" apresentado por Arnaldo Amaral na Rádio Mayrink Veriga onde cantou "Crepúsculo sertanejo", de sua autoria. Em 1964, Luiz Gonzaga gravou no disco "A sanfona do povo" o baião "Não foi surpresa", de sua parceria com João do Vale. Em 1965, o Rei do Baião gravou dele e Albuquerque a marcha junina "Piriri". Em 1966 gravou "Crepúsculo sertanejo", dele e Rangel. No mesmo disco, "Óia eu aqui de novo", aparece sua primeira parceria com Luiz Gonzaga, "Garota Todeschini". Em 1968, no LP "São João do Araripe", aparecem duas composições da parceria entre os dois, "Lenha verde" e "Meu Araripe", que se tornou um enorme sucesso.
Em 1973, no LP "Nova Jerusalém", Luiz Gonzaga gravou "O vovô do baião" dele e Severino Ramos . Em 1974, Bastinho Calixto gravou dele e Anatalício a composição "Laura". Em 1978 compôs com Gonzaga "Umbuzeiro da saudade". Em 1979 compôs com Pedro Maranguape "Adeus a Januário", em homenagem ao pai de Luiz Gonzaga. Em 1980, compôs com P. Maranguape a composição "Cego Aderaldo", gravada por Luiz Gonzaga. Em 1983, no disco "70 anos de sanfona e simpatia", Luiz Gonzaga gravou três de suas parcerias, "Cidadão sertanejo", "Forró de Ouricuri" e "Sequei os olhos", esta uma pungente canção sobre a seca que assolou a região nordestina entre 1979 e 1983.
Em 1984 compôs com Luiz Gonzaga o forró "Pagode russo", regravado nos anos 1990 pelo grupo Mastruz com Leite. Em 1984, no LP "Luiz Gonzaga e Fagner", a composição de abertura do disco é "Sangue nordestino", outra parceria de suas parcerias com Gonzaga. Em 1985 no LP "Sanfoneiro macho", o Rei do Baião gravou seis composições de parceria com João Silva, entre as quais "A mulher do sanfoneiro", além de "Maria baiana" de sua parceria com Zé Mocó e "Amei à toa" comJoquinha Gonzaga. Em 1986 compôs em parceria com Luiz Gonzaga "Forró de cabo a rabo", que deu nome ao disco de Gonzaga daquele ano e no qual aparecem mais duas parcerias entre os dois e ainda "Xote machucador", parceria com Dominguinhos, e "Passo fome mas não deixo", em parceria com Zé Mocó. No mesmo ano, Marinês em seu LP "Tô chegando" gravou dele e Luiz Gonzaga "Tá virando emprego", e dele e Zé Mocó "Amigo velho tocador". Em 1987, mais uma de suas composições, "De fia pavi", feita em parceria com Oseinha, deu nome a um disco de Luiz Gonzaga, no qual aparecem ainda "Doutor do baião", "Pobre do sanfoneiro" e "Toca pai", três parcerias suas com o Rei do Baião. No mesmo ano, Marinês gravou no LP "Balaio de paixão" sua parceria com Chico Xavier "Danação de gamação" e dele, Maranguape e Iranilson, "Olhos duidinhos". Em 1988 compôs com Luiz Gonzaga "Pra que mais mulher", "Fruta madura" e "Outro amanhã será", todas gravadas no LP "Aí tem Gonzagão".
Em 1989, uma composição de sua parceria com Luiz Gonzaga, "Vou te matar de cheiro", deu título ao último disco do Rei do Baião, no qual João Silva participou da gravação de três faixas, "Um pra mim, um pra tu" e "Arcoverde meu", em parceria com Gonzaga, e "Ladrão de bode", com Rui Moraes e Silva. Ao todo compôs mais de 30 músicas com Luiz Gonzaga, todas gravadas pelo Rei do Baião. Teve ainda composições gravadas com sucesso pelo Trio Nordestino, entre as quais "Estou roendo sim", em parceria com Anatalício, "No galpão da bulandeira" com K-boclinho, "Intupidinho de amor" com J. B. de Aquino e "Gamado até demais" com Sebastião Rodrigues. Dominguinhos gravou, "Pode morrer nessa janela", "O galo já miudou" e "Cintura de abelha".
Tem cerca de 2000 composições. Entre seus parceiros estão João do Vale,Onildo AlmeidaRosil Cavalcante, Severino Ramos, Bastinho Calixto, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Pedro Cruz, Dominguinhos, Sebastião Rodrigues e outros. Entre seus principais sucessos estão "A mulher do sanfoneiro", "Danado de bom", "Pagode russo", "Nem se despediu de mim", "Meu Araripe", "Uma pra mim outra pra tu" e "Pra não morrer de tristeza", que já teve cerca de 40 gravações. Como produtor, produziu discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro entre outros. Atuou também como arranjador. Em 2006, o coco "Como tudo começou", de sua autoria, foi gravado por Dominguinhos, no CD "Conterrâneos".
Obras
A mulher do sanfoneiro (c/ Luiz Gonzaga)
A puxada (c/ Luiz Gonzaga)
Adeus a Januário (c/ Pedro Maranguape)
Aí tem (c/ Zé Mocó)
Amei à toa (c/ Joquinha Gonzaga)
Amigo velho tocador (c/ Zé Mocó)
Luiz Gonzaga e João Silva

Por José Maria Almeida Marques

"E eu, pra não morrer de tristeza me sento na mesma mesa mesmo sabendo quem és..."

João  Silva nasceu em Arcoverde. Aos sete anos já tocava pandeiro e cantava em rádios no Recife. Aos quinze, por dores do mal d'amor, foi para o Rio de Janeiro tentar a fama, para um dia voltar e dizer à Iracema; "Tá vendo o que perdeu ?". E voltou. Foi á sua casa. Ela veio, ficou na porta, ele falou-lhe: "Tá vendo o que você perdeu?" Calada estava, calada ela ficou. Mestre João me falou que lhe veio um nó angustial nos "grugumilhos". Passado um tempo, Iracema balbuciou: "Vou ali beber água." Não mais voltou. Naquele fatal momento nasceu: " ... "Bebeu água foi simbora / nem se despediu de mim."

Este é o Mestre João Leocádio da Silva. O mais profícuo, fiel e leal parceiro de Luiz Gonzaga. Nos idos de 1988, Gonzaga ia fazer um show no Canecão. Um crítico "alma sebosa", do Rio de Janeiro, escreveu no jornal que  aquela música de paraibas ia conspurcar o templo sagrado do samba. Gonzagão se "arretou": "João, vamos dar uma pisa nesse "fela". João retrucou: "Não, Gonzaga, vamos fazer isso com música"!. Seu Luiz não titubeou. Chamou o grande Geraldo Azevedo e, no LP "Ai Tem", ambos cantaram "Taqui Pá Tu", onde os dois craques "dixeram de um tudo" contra aquele beócio. No final da canção Gonzaga fala: "...Sabe, Geraldinho, o que esse cabra é, ele é um fela..."

Leia também a biografia de Luiz Gonzaga

Eis um tantinho de João Silva, que mostro aos caros leitores. Aos setenta anos, vivendo em Aracaju, ainda produzindo bem, um pouco magoado com Pernambuco, João Silva compôs,  para Seu Luiz , desde 1964 (LP Sanfona do Povo, Não Foi Surpresa, de João Silva e João do Vale)   até 1989 (onde canta com Gonzaga, no LP Alvorada Nordestina, da autoria dos dois, Vamos Chegando), sem esquecer de "Vou Te Matar de Cheiro", no LP do mesmo nome, composta pelos parceiros e em homenagem à Edelzuita, último amor do Rei. No show final e inesquecível de Gonzagão, no Teatro Guararapes, sempre a segunda parte de cada música era cantada por João,  a pedido de Lua, cujas forças estavam se exaurindo.
Não existe na Música Popular Nordestina e talvez na MPB, quem tenha maior quantidade de músicas gravadas por diversos artistas (mais de duas mil), do que Mestre João. Vejamos alguns:  Gérson Filho, Severino JanuárioZé Gonzaga,Chiquinha Gonzaga, Joquinha Gonzaga, Ary Lobo, Marinês e Abdias, Dominguinhos, Joãozinho do Exú, Quininho de Valente, Novinho da Paraíba, Pinto do Acordeon, Cremilda, Elba Ramalho, Cirano, Trio Nordestino, Alcione, Beth Carvalho, Flávio LeandroFlávio JoséGenival LacerdaNúbia Lafayette, Ney Matogrosso.

Aliás, para compor, João é multifacetado. O hino da boemia nordestina, sem dúvida, é Pra Não Morrer de Tristeza, supra sumo do samba de latada, que Mestre João chama "samba apracatado". Mas ele compõe, além de todo tipo de forró, merengue, bolero, guarânia, lamento, toada, carimbó, como se pode ver no Lp "Mixto Quente", que ele gravou em 1979. 

Um grupo de pessoas, que amam a música nordestina, em parceria, chamaram Mestre João Silva, para resgatar-lhe vida e obra. Quando aceitou, João citou versos de Nélson Cavaquinho, sambista como ele: "... Quem quiser fazer por mim / que faça agora..." O projeto chama-se MESTRE JOÃO SILVA - PRA NÃO MORRER DE TRISTEZA - O MAIOR PARCEIRO DE LUIZ GONZAGA. Na tarefa estão engajados este escriba que vos fala, Roberta Jansen, Rinaldo Ferraz, Herbert Lucena, a gravadora  A FÁBRICA, Mávio Holanda, Jr. do Bode e esperamos a necessária ajuda das autoridades culturais. Certamente contaremos com o apoio desta Folha de Pernambuco, para lançar luz sobre o mais popular compositor pernambucano vivo.

Pra finalizar, só mesmo trazendo, aqui, a letra  de "Flor de Croatá, de Mestre João, que o grande  Flávio José considera como a música que ele mais gosta de cantar: " Vou bater porta /Pra quem abusou de mim /Esse meu rosto triste  /Não nasceu assim /Era bonito que nem flor  / De Croatá/ E então zangado/ Era danado pra cheirar/ Tinha alegria /Que jorrava noite e dia / Mas se excedeu / Pra um tal malvado/ De um amor/ Que não deu gosto/ Só deu desgosto/ E tudo em fim/ Foi até bom/ Que me ensinou a ser ruim."

* poeta pernambucano.

Fontefolhape

João Silva

Palavras-chave: PernambucoForroNordeste         Fonte:www.nordeste.com

Nenhum comentário: