Moacir Cosme de Lima nasceu no dia 13 fevereiro 1945 em Paulista, Estado da Paraíba, passou a infância num sitio ,e com oito anos de idade, já trabalhava com o gado e participava das plantações .
Incentivado pelo o pai que cantava e fazia poesias,tendo mesmo livros de cordel,com nove anos, Moacir Já cantava repentes.Em sua infância, ainda teve oportunidade de ouvir os cantadores que utilizavam os temas tradicionais:temas bíblicos, históricos,geográficos,estes intimamente relacionados ao sertão,à natureza em geral.
Com dezessete anos,Moacir mudou-se para Mossoró (RGN) onde colocou um programa na Rádio Tapuio, “Retalhos do Nordeste”,fazendo dupla com um cantador famoso na época, justo Amorim. A partir de 1966, fazendo muitas apresentações em festas em cidades vizinhas, passou a se dedicar, totalmente, à poesia e á música. De 1970 á 1974 manteve,em Limoeiro do Norte (CE),o programa “Viola e Violeiros” na Rádio Vale do Jaguaribe depois em Iguatu (CE), o programa “Trovas do Nordeste” na Rádio Iracema;em Afogados de Ingazeira(PE), na Rádio Pajeú, passou o ano de 1976, indo, em seguida, para Campina Grande(PB),onde está até hoje. A partir de 1975 começou a cantar com Sebastião da Silva e, no dia 1º de janeiro de 1978 os dois iniciaram um programa na Rádio Espinhares de Patos, que ainda mantém no ar.
2 comentários:
🙂
Sou de Minas gerais e gosto dimais dessas cantorias. Poesias finas traduzidas em canções. Moacir laurentino ... Otacílio Batista .... Valdir Teles ... Ivanildo Vila Nova e tantos outros obrigado por suas canções
Postar um comentário