sexta-feira, 9 de abril de 2010

MOACIR LAURENTINO POETA MATÉRIA EXTERAÍDA DE UMA CAPA DE UM LP DO ANO DE 1981

Moacir Cosme de Lima nasceu no dia 13 fevereiro 1945 em Paulista, Estado da Paraíba, passou a infância num sitio ,e com oito anos de idade, já trabalhava com o gado e participava das plantações .
Incentivado pelo o pai que cantava e fazia poesias,tendo mesmo livros de cordel,com nove anos, Moacir Já cantava repentes.Em sua infância, ainda teve oportunidade de ouvir os cantadores que utilizavam os temas tradicionais:temas bíblicos, históricos,geográficos,estes intimamente relacionados ao sertão,à natureza em geral.
Com dezessete anos,Moacir mudou-se para Mossoró (RGN) onde colocou um programa na Rádio Tapuio, “Retalhos do Nordeste”,fazendo dupla com um cantador famoso na época, justo Amorim. A partir de 1966, fazendo muitas apresentações em festas em cidades vizinhas, passou a se dedicar, totalmente, à poesia e á música. De 1970 á 1974 manteve,em Limoeiro do Norte (CE),o programa “Viola e Violeiros” na Rádio Vale do Jaguaribe depois em Iguatu (CE), o programa “Trovas do Nordeste” na Rádio Iracema;em Afogados de Ingazeira(PE), na Rádio Pajeú, passou o ano de 1976, indo, em seguida, para Campina Grande(PB),onde está até hoje. A partir de 1975 começou a cantar com Sebastião da Silva e, no dia 1º de janeiro de 1978 os dois iniciaram um programa na Rádio Espinhares de Patos, que ainda mantém no ar.

2 comentários:

Unknown disse...

🙂

Unknown disse...

Sou de Minas gerais e gosto dimais dessas cantorias. Poesias finas traduzidas em canções. Moacir laurentino ... Otacílio Batista .... Valdir Teles ... Ivanildo Vila Nova e tantos outros obrigado por suas canções