terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pernambuco



Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras a ser povoada durante o início processo de colonização. Já no ano de 1501, quando a expedição do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colônia portuguesa, recém descoberta na América.
estado foi também o mais importante núcleo econômico e um dos principais núcleos políticos do Brasil colonial. Pernambuco teve participação ativa em vários episódios de nossa história: foi palco das Batalhas dos Guararapes, decisivas nalnsurreição Pernambucana  e consideradas a origem do Exército Brasileiro; e serviu de berço a movimentos de caráter nativista ou de ideais libertários, como a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolta Praieira.
Pernambuco é marcado pela diversidade cultural, e o carnaval pernambucano está entre os mais conhecidos e animados do Brasil. Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes, o frevo, um ritmo musical que teve origem no próprio estado. A festa acontece principalmente nas cidades de Recife (capital do estado) e Olinda.
Tem como limites os estados da Paraíba ao norte, Ceará ao noroeste, de Alagoas a sudoeste, da Bahia ao sul e do Piauí ao oeste, além de ser banhado pelo oceano Atlântico ao leste. Ocupa uma área de 98 311 km². Também fazem parte das terras do estado os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Segundo estimativas do IBGE a população é de 8 796 032 habitantes (2009) .

Nenhum comentário: